Image

Cursos Técnicos

Curso Técnico em
Meio Ambiente

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Formar profissionais capazes de lidar com as questões ambientais, sabendo usar os recursos naturais com sustentabilidade, de modo a reduzir os impactos, promover educação ambiental para as comunidades, etc.
Carga horaria: 1.200 hs
Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as conseqüências de modificações.
Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural. Estações de tratamento de resíduos. Profissional autônomo. Empreendimento próprio. Empresas de licenciamento ambiental. Unidades de conservação ambiental. Cooperativas e associações
Os documentos necessários podem ser enviados por e-mail, mas posteriormente, o certificado do ensino médio deverá ser entregue em cópia autenticada. Mesmo que o aluno já possua curso superior e necessário a entrega do cerificado de conclusão do ensino médio.

Relação dos documentos:
  • Foto
  • Cópia do Histórico Escolar
  • Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia da Identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia do Título de Eleitor
  • Cópia de Comprovante de Residência
  • Cópia do Certificado de Reservista (Sexo Masculino)
  • Cópia do Diário Oficial
Módulo I
Ecologia e Saúde
Geomorfologia e Climatologia
Educação Ambiental
Cartografia e Sensoriamento Remoto
Módulo II
Recursos Hídricos
Legislação Ambiental
Resíduos Sólidos
Documentação Ambiental
Módulo III
Impactos Ambientais
Monitoramento Ambiental
Sistema de Gestão Ambiental Planejamento
Economia Ambiental SNUC Biomas
Organização do Trabalho, Normas e Meio Ambiente
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)