Instrumentação Cirúrgica

É um curso que tem como objetivo formar profissionais para atuar auxiliando a equipe médica durante a cirurgia, realizando procedimentos relativos à instrumentação cirúrgica e atividades relacionadas ao cuidar no complexo cirúrgico, que compreende a Sala de Cirurgia, Sala de Anestesia e Central de Material e Esterilização, lidando com materiais específicos, instrumentais, processo de limpeza e esterilização.

Carga horaria: 300 hs

O técnico em Instrumentação Cirúrgica precisa de uma série de habilidades para ser dar bem no mercado profissional.

• Conhecer todos os instrumentos pelo nome e pela sua função;
  • Ter bom relacionamento e convivência com os colegas;
  • Gostar de lidar com vidas e se ver inserido dentro da rotina de um hospital;
  • Ser comprometido com o trabalho;

O campo de atuação para o Técnico em Instrumentação Cirúrgica está em expansão e segue os passos do aumento do número de hospitais e clínicas médicas espalhados pelo Brasil. Em praticamente todos esses estabelecimentos realizam cirurgias de pequena, média e grande complexidade e, por essa razão, há demanda por esses profissionais.
É responsabilidade do Instrumentador Cirúrgico controlar e fornecer instrumentos a médicos e enfermeiros durante o procedimento. Além disso, é encarregado de preparar o ambiente operatório, montar e desmontar os equipamentos, realiza a assepsia dos materiais e desempenha atividades de auxílio.
Os locais de trabalho para o Técnico em Hospedagem:

• Hospitais;
  • Clínicas Cirúrgicas;