Cursos Profissionalizantes

Curso Profissionalizante em
Refrigeração de Condicionadores de Ar modelo Janela e Refrigeradores Frost free

Qualificar os profissionais para executarem instalação, manutenção preventiva e corretiva, diagnosticar e reparar defeitos em condicionadores de ar modelo SPLIT, seguindo as normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Ampliar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho para os profissionais, através de uma formação profissionalizante;
-Atender as necessidades do mercado de trabalho, capacitando profissionais para o exercício de suas atividades;
-Capacitar os alunos para o prosseguimento de estudos, como meio de qualificação profissional continuada;
-Possibilitar uma educação voltada para a formação de sujeitos participativos, críticos e transformadores da sociedade em que vivem.
Planeja e executa instalação e manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de condicionadores de ar modelo janela e refrigeradores frost free, de acordo com as legislações, normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e de segurança
Trabalhar em Equipe;
Exercer Liderança;
Demonstrar Criatividade;
Apresentar dinamismo;
Saber contornar situações adversas;
Demonstrar objetividade e flexibilidade para mudanças;
Atualizar-se e buscar a construção continua do saber;
Ter visão global do processo de produção.
- Selecionar ferramentas e instrumentos de trabalho;
- Instalar equipamentos de refrigeração, ventilação e climatização;
- Realizar manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos;
- Redigir documentação técnica;
- Ler e interpretar manuais;
- Elaborar orçamentos;
- Atuar conforme as normas de Saúde, segurança e higiene.
- Administração do tempo;
- Atividade autônoma - individual ou em grupo;
- Capacidade de comunicação oral e escrita;
- Capacidade de negociação;
- Capacidade de resolução de problemas e de enfrentar situações novas e diferentes;
- Controle de máquinas e equipamentos;
- Ética profissional;
- Flexibilidade / versatilidade/ criatividade;
- Foco em resultado;
- Logística;
- Polivalência e multifuncionalidade;
- Proatividade;
- Uso de manuais.
Estabelecimentos comerciais e oficinas de refrigeração. Empresas de comercialização e assistência técnica; microempreendedor individual.
O curso será ministrado com aulas teóricas através de metodologias de ensino a distância e com aulas práticas presenciais no laboratório da escola.
Ensino a distância - Aulas teóricas;
Ensino presencial - Aulas práticas.
O aluno será avaliado através dos instrumentos:
Avaliação teórica (AVT): Valor total: 4,0 pontos - Avaliar se o aluno alcançou os conhecimentos dos conteúdos oferecidos.
Avaliação prática (AVP): Valor total: 6,0 pontos - Com fins de observar se o aluno é capaz de aplicar os conhecimentos teóricos oferecidos em competência prática.
Nota Final (NF = AVT + AVP) - Será aprovado o aluno que alcançar nota final igual ou superior a 6,0.
Frequência mínima de 75% das aulas previstas para o curso.
Ao final do curso, o aluno receberá um Certificado de Curso de Educação Profissional de Nível Básico com a seguinte denominação: Curso Profissionalizante de Refrigeração de Condicionadores de Ar modelo Janela e Refrigeradores Frost free. No verso do certificado constará o conteúdo programático do curso.